<$BlogRSDUrl$>

25.2.09

Terramoto de 1755 em Santiago do Cacém 






A Junta de Freguesia de Santiago do Cacém lança livro e inaugura exposição sobre Terramoto de 1755 em Santiago do Cacém, no dia 28 de Fevereiro de 2009, em sessão a decorrer no antigo edifício dos Bombeiros Voluntários da cidade.



“1755 - O Terramoto de Todos os Santos em Santiago do Cacém” um olhar sobre a história .




No dia 28 de Fevereiro, pelas 21 horas, vai decorrer no antigo edifício do quartel dos Bombeiros Voluntários de Santiago do Cacém, em pleno Centro Histórico, na Rua Dr. Francisco Beja da Costa, o lançamento do livro “1755 - O Terramoto de Todos os Santos em Santiago do Cacém”, de autoria de Gentil José Cesário e editado pela Junta de Freguesia.



A exposição decorrerá de 28 de Fevereiro a 30 de Abril de 2009.



Na data em que perfazem 40 anos sob o terramoto, que abalou Santiago do Cacém em 1969, a Junta de Freguesia apresenta ao público o livro que, na sequência da exposição sobre o mesmo tema realizado em 2007, tem como objectivo principal divulgar a história de Santiago do Cacém e a projecção de um investigador (auto-didacta) nascido no concelho.

O livro descreve os períodos antes e após o sismo que arrasou a cidade de Lisboa, em 1 de Novembro de 1755, e deixou sequelas em Santiago do Cacém onde a destruição de alguns edifícios e sua reconstrução, que como refere o autor, “representou uma reformulação da arquitectónica e mesmo urbanística da povoação” e, também, das estruturas políticas. O prefácio da obra é assinado por Joaquina Soares, Directora do Museu Arqueológico e Etnográfico do Distrito de Setúbal.

Para Vítor Barata, Presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Cacém “esta obra será muito útil tanto aos amantes da história local como para estudiosos do tema”

A presente edição conta com os apoios do Leader+, Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Autoridade Nacional de Protecção Civil – CDOSetúbal, Protecção Civil Municipal, ADL, Bombeiros Voluntários de Santiago do Cacém e do Museu Arqueológico e Etnográfico do Distrito de Setúbal.



A Junta de Freguesia vai oferecer um exemplar do livro a cada pessoa presente.




Para mais informações contactar:

Presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Cacém

Vitor Barata – Telm – 967063781

Terras sem Sombra no Alvito 

No próximo dia 28 de Fevereiro, pelas 21 H 30, na igreja matriz de Alvito, vai ter lugar um novo concerto da 5.ª edição do Festival Terras sem Sombra de Música Sacra, um projecto do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja e da Arte das Musas.
Ao atingir a “maioridade”, esta iniciativa constitui uma referência no panorama cultural do país e marca a temporada musical em terras do Sul. É de salientar, à semelhança dos anos precedentes, a ligação entre um repertório criteriosamente escolhido (de forma a constituir uma pequena “história da Música”, desta vez no âmbito do Barroco Português), uma aposta em jovens intérpretes nacionais de excelência, com carreiras internacionais já bem fundamentadas, e a fruição de espaços arquitectónicos notáveis, que brilham não só pela qualidade acústica mas também pela atmosfera ímpar.
Tomamos a liberdade de enviar, em anexo, uma nota de imprensa sobre este concerto, acompanhada por um conjunto de fotografias devidamente legendadas.
Ficaremos muito gratos pela divulgação que esse prestigiado meio de comunicação social possa fazer da iniciativa.
Para mais informações sobre o Festival, por favor consultar o site www.terrassemsombra.com.
É possível aceder a registos musicais do Festival em formato mp3 no endereço http://terrassemsombra.com/materiais2009/, onde se encontram as seguintes faixas:
In die Tribulationis (in CD "Diaspora.pt" (MU0103 2008) do Sete Lágrimas. Autor: Damião de Gois, séc. XVI)
O Misericordissime Jesu (in CD "Kleine Musik" (MU0102 2008) do Sete Lágrimas. Autor: Ivan Moody, séc. XVI)
Adoramus Te Christe (in CD "Lachrimae #1" (MU0101 2007) do Sete Lágrimas. Autor: G. B. Martini, séc. XVI)
Na Fomte Está Lianor ((in CD "Diaspora.pt" (MU0103 2008) do Sete Lágrimas. Autor: Anónimo, séc. XVI)

23.2.09

Atlântico - 25 anos Coral Harmonia 

Fazer download:


1ª hora


2ª hora


A Emissão poderá ainda ser novamente escutada Sábado às 7 da tarde na Miróbriga.

20.2.09

Atlântico Especial 25 Anos de Coral Harmonia 







O Atlântico apresenta este Sábado e no próximo, sempre às 7 da Tarde na Miróbriga 102.7 FM um especial sobre 25 anos do Coral Harmonia.

De Santiago do Cacém para o mundo.


escuta em directo no mundo inteiro em www.mirobriga.pt

ou em Fm no sul de Portugal em 102.7
____


Alguns dos Coralistas, o Maestro, o Conselho Técnico e a Direcção e sobretudo o imaginário de largas centenas de concertos, com muitas peripécias à mistura e representação de Santiago do Cacém ao mais alto nível, não esquecendo o futuro, bem lançado por um Coral Harmonia juvenil com mais de 40 pequenos cantores.


Atlântico. Um Conceito de Rádio.








15.2.09

Atlântico - Dia dos Namorados 






Este último Sábado a navegação do Atlântico andou à volta do Dia de S. Valentim, dia dos Namorados.

Disponível para download até ao próximo fim-de-semana nos links abaixo, clicar em:

1ª hora:


2ª hora:

Atlântico, Sábado das 7 da tarde às 9 da noite
Miróbriga - 102.7 Fm ou em www.mirobriga.pt


Um Conceito de Rádio

13.2.09

UHF - VI Encontro de Fãs a 14 de Março de 2009 

Os UHF escolheram a zona Centro para realizar o VI Encontro de Fãs, em Ega - Condeixa, concelho de Coimbra.
Neste encontro será feito o pré lançamento do DVD - Absolutamente ao Vivo, com venda
exclusiva para os participantes no VI Encontro.
A inscrição, no valor de 40€, inclui:

- Espaço reservado ao Encontro - debate entre os fãs e o grupo;
- Jantar com a presença dos UHF;
- Concerto privado.

Os UHF Solicitam a todos os nossos amigos, interessados em participar neste encontro, que o façam até 28 de Fevereiro.

Em face do local do encontro ser fora da sede dos UHF, precisam de contabilizar
previamente a logística para o evento. Desta forma solicitamos que todos os interessados façam uma pré-inscrição através do endereço do Clube de Fãs, com depósito de €10.
Na eventualidade de existir um motivo de força maior que impeça a realização do evento, o valor da reserva será devolvido.

Quem necessitar de estadia deverá solicitar a reserva (preço a definir).

Haverá como sempre uma feira para a troca e venda de discos novos e usados e outros
artefactos ligados aos UHF. Há notícias frescas que serão reveladas no Encontro.
Confirmada a mostra de discos pirata nacionais e internacionais com canções dos UHF.

Os sócios do Clube de Fãs terão desconto na aquisição do DVD -Absolutamente ao Vivo.

Marcações:

E-mail: clubedefas@uhfrock.com
Contacto: 212 970 668

9.2.09

Coral Harmonia comemorou este Sábado 25 Anos 

Algumas fotos da festa.





















SEPTETO DO HOT CLUBE DE PORTUGAL EM ODEMIRA 

O Septeto do Hot Club de Portugal vai a Odemira, no próximo dia 21 de Fevereiro, para um concerto no Cine-Teatro Camacho Costa, no âmbito do Festival “Portugal Jazz”.


À tarde, pelas 15 horas, “A História do Jazz”, é transmitida num concerto comentado. Uma formação reduzida do Septeto oferece uma viagem pela longa e profícua evolução desta música centenária. Com humor e boa disposição, o Cine-Teatro Camacho Costa, espera que todos apareçam para ouvir a história do jazz.

As entradas são livres.



No mesmo dia, pelas 21.30 horas, o Septeto do Hot Club de Portugal apresenta um concerto com um repertório original de Bruno Santos, director musical do Septeto, que funde as correntes do jazz “mainstream” às novas tendências. A entrada tem o valor de 5 euros.



Criado em 2001, o Septeto do Hot Clube de Portugal é composto por docentes da Escola de Jazz Luíz Villas-Boas. São músicos de créditos firmados, tendo já actuado um pouco por todo o país. A formação assume-se como grupo de repertório, que abrange obras de compositores importantes desde os anos 20, com Louis Armstrong, ao jazz "neo bop" mais recente, com orquestrações associadas ao lendário agrupamento de Art Blakey, a Wayne Shorter ou a Thad Jones.

2.2.09

25 Anos de Coral Harmonia 





O Coral Harmonia comemora durante o ano de 2009 o seu 25.º Aniversário e inicia com um espectáculo no dia 7 de Fevereiro na Sociedade Harmonia.


25 Anos a Cantar

Vinte cinco anos, celebram-se necessariamente com música, originalidade e qualidade.
Depois dos sucessos alcançados com os espectáculos apresentados na época natalícia, o Coral Harmonia volta de novo a pisar o palco da Sociedade Harmonia em Santiago do Cacém, no dia 7 de Fevereiro (Sábado), dia que antecede a data de aniversário, pelas 21.30 horas. O espectáculo “25 Anos a Cantar” apresenta uma fusão dos três mais importantes projectos do Coral Harmonia: “Missa Étnica pela Paz” , “Canções por Um Mundo Melhor” e “Tempos de Fantasia”.

O Coral Harmonia Juvenil, que entretanto já recebeu desde Dezembro último, seis novos jovens coralistas, vai também associar-se ao momento cantando temas diferentes dos apresentados em Dezembro último.

Esta iniciativa constituirá uma das actividades que iniciam as comemorações das bodas de prata e conta com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da da Galp energia refinaria de Sines. Os bilhetes estarão disponíveis nas Bibliotecas Municipais de Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André, Pastelaria Serra e loja Glamour em Santiago do Cacém.

A primeira de todas as iniciativas decorreu no dia 31 de Janeiro, com o início do projecto “Animar a Cantar – Programa de Animação Coral para os Utentes do Hospital do Litoral Alentejano”.
É no sentido de desempenharmos, também, um papel de intervenção social que iniciamos o ano.
O Coral Harmonia será, a partir desta data, o primeiro coro em Portugal a desenvolver um trabalho direccionado para os doentes internados em unidade hospitalar. Mais um desafio inovador que mostra a vitalidade do grupo, cada vez mais coeso e direccionado para a interacção com as entidades locais
Várias iniciativas estão já planeadas como a realização das jornadas corais que abrange também um encontro de coros juvenis e contam com a já habitual mostra de concertos em Santiago do Cacém e nas freguesias do concelho. Teremos corais portugueses, de espanhóis e o coral italiano que nos recebeu recentemente no Festival de Coros da Sicília.

Prémio Vasco Vilalva para a Diocese de Beja 


A Fundação Calouste Gulbenkian atribuiu o Prémio Vasco Vilalva para a Recuperação e Valorização do Património de 2008 ao Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.
Este Prémio, de carácter anual, foi instituído pela Fundação Gulbenkian em homenagem a Vasco Eugénio de Almeida, Conde de Vilalva – mecenas a quem a arte e a cultura do país muito devem –, destinando-se a assinalar “intervenções exemplares em bens móveis e imóveis de valor cultural que estimulem a preservação e a recuperação do Património”. Trata-se da mais importante distinção portuguesa neste âmbito.

De acordo com o parecer comunicado pela Fundação Gulbenkian, o Prémio foi atribuído ao Departamento do Património pela “qualidade global do projecto, continuado e coerente, de levantamento, restauro e valorização do Património Cultural Religioso do Baixo Alentejo, que os membros do Júri consideraram revelar uma definição de critérios e uma metodologia de execução exemplares, em si mesmas e na sua capacidade indutora noutras regiões do país”. Esta decisão teve a unanimidade do Júri.

O Prémio será entregue pelo Sr. Presidente do Conselho de Administração da Fundação Gulbenkian, Doutor Rui Vilar, numa cerimónia que terá lugar a 3 do próximo Fevereiro, pelas 11 H 30, na Pousada de S. Francisco, em Beja.

1.2.09

Parabéns Alexander's 




Este Sábado, a Discoteca Alexander's - Santiago do Cacém comemora 25 Anos. Do nosso imaginário representa uma parte importante. Muitos Parabéns!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?